24 de agosto de 2005

CASA
Já estiveram dentro de uma onde é preciso fechar todas as portas e janelas para que o fumo que cobre toda a região envolvente não entre? Venho agora de lá.
Também subi ao cimo de serras, onde 5 ou 6 incêndios tinham deflagrada ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo. No centro do país, os bombeiros já sabem: 2h da tarde é hora de pôr o capacete e começar a apagar umas das várias frentes do fogo que vai rebentar. Mão criminosa, sim. Por todas as razões.

19 de agosto de 2005

A FÁBRICA DE TIM BURTON

Conheço poucos realizadores que peguem em géneros marcados e os transformem, como o Tim Burton. "Char. e a Fábrica de Chocolate" é uma adaptação formidável do célebre livro infantil. O mundo onírico a roçar o delírio. E a crueldade habitual a levar putos insuportáveis para o merecido destino.
Claro que o melhor de tudo são os números musicais dos Umpa-Lumpa, mas isso não é novidade: o que se poderia esperar de pessoas que sobreviveram aos terríveis animais da sua terra construindo casulos nas árvores?!

18 de agosto de 2005

A NORTE

Sabemos pouco do Norte, os que vivemos a Sul. As televisões ignoram-no, os jornais afloram o que por lá se faz. É por isso, sempre com emoção que subimos acima de Guarda, que se mergulha em território transmontano. Se sobrevivermos aos Ips, entramos em estradas sinuosas, ladeadas de montes altos, serras, montanha. A terra a retalhar-se em socalcos cobertos de vinha. Em baixo, muito em baixo, o rio. O Cávado, o Douro... e os outros todos de que lembramos os nomes apenas dos livros escolares.
As cidades cresceram desmesuradamente, descaracterizando-se tanto como a Sul. Pressuponho que as populações vivam melhor do que antes, no meio de tantas casas e ruas. Na verdade vi por todo o lado "Centros de Cultura", falta-me saber se com programação regular, mas acredito que sim.
O povo é afável e pronto a ajudar nas direcções: "Estás a ver a Sá Carneiro?! (não, não estava...) Vais por ela adiante, chegas lá à frente e viras para a Bouça...". Na mesa, a carne. A posta. Mirandesa ou de outro lado qualquer. Já para os legumes, só na sopa, benza-os deus. E tantos que por lá se avistam, luxuriando-se nas hortas, junto aos caminhos.
Sabemos pouco do Norte, aqui, no Sul. Mas bem-haja a renovada descoberta que fazemos em cada viagem.

5 de agosto de 2005

jumping.jpg
O SALTO À VARA

Com os campeonatos de Helsínquia a começar, não percebo porque anda tanta gente admirada com a nomeação de Armando Vara para director geral da Caixa G. Depósitos.
Ele é a prova que a universidade não faz falta nenhuma. Basta tirar o 12º, entrar na política e um dia tem-se os economistas mais laureados a fazer vénias à passagem.
ps: depois da nomeação de uma criatura com as capacidades de Celeste Cardona, pelo anterior executivo, já nada me surpreende.
ps2: a não ser, talvez, um grilo que aprendesse a escrever argumentos... Bah, deliro! É do calor.
LISBOA

O menú para hoje, na capital é assado no forno.
E os frangos que se contorcem no calor... somos nós.
Hilfe!

4 de agosto de 2005

O ANO DO BRASIL

Sabia que este seria o ano dele. Não sei como sabia, mas estas coisas são mesmo assim.
Parto no início de Setembro para percorrer esse enorme país de Norte a Sul. Pelas trilhas antigas, longe dos Maceiós e dos Portos Galinhas. Regressarei vários meses depois.
Pela primeira vez, desde que fui atrás do Sacha até França, aquando da MATERNA DOÇURA, não sei o que vou à procura. Na verdade, para ser honesto, vou tentar ver o que as minhas personagens já viram e não me querem dizer.
Se eu não sobreviver às viagens de barco com as populações da região Amazónica ou desaparecer algures perto de Ouro Preto... fiquem a saber que foi um prazer, este convívio de 3 anos de blogue.
Um Prazer_Inculto.
Lol! ;)

2 de agosto de 2005

ESCRITORES

Hoje convidei vários amigos escritores a colaborarem no blogue. Espero que eles o façam de vez em quando, pois além de serem bons na literatura, são boa gente.
E há poucos. Bons escritores e boa gente.
Num café de Lisboa vejo uma tapeçaria do Eça (não, não foi no falso Hotel Bragança que a câmara de Lisboa queria comprar por engano...). Penso que a maior parte da sua obra foi publicada muito perto da data da sua obra. Sobretudo após. O Eça está bem para Portugal porque está morto. Pode-se fechar o livro quando incomodar. E, com aquela linguagem... Vê-se logo que aquilo tudo só se podia passar no século XIX!

1 de agosto de 2005

CHATO, TANTAS MORTES NO IRAQUE!

"Os 2130 acidentes rodoviários registados pela Brigada de Trânsito da GNR na última semana causaram a morte de 19 pessoas. Outras 70 ficaram feridas com gravidade", in PUBLICO

happy.jpg
JORNADAS DA COVILHÃ

Por razões de agenda não me foi possível estar presente nos encontros literários da Covilhã. Parece-me, contudo, sempre boa ideia juntar escritores, estudiosos e público no mesmo espaço.
Entre outras conclusões, foi possível ouvir de Agustina: "como é o meu direito de mulher, já mudei muito; simplifiquei, tornei-me mais infantil». «Nasci adulta e morrerei criança, sempre voltada para o futuro».
Acrescentar o quê?